Novas TVs brasileiras devem começar a operar na Banda Ku.
Mais 140 empresas estão se preparando para migrarem seus sinais de TV aberta para a Banda Ku. A Anatel notificou que, para que a migração aconteça corretamente, é necessário regularizar as documentações tanto em termos técnicos, quanto em termos jurídicos e preencher o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) em até 15 dias, apresentando tudo o que foi solicitado para que cada empresa possa realizar suas transmissões na nova modalidade.
As empresas que receberam essa notificação para migrarem para a Banda Ku atualmente transmitem canais de TV aberta e gratuita pelo sinal das antenas parabólicas da Banda C de satélites, que logo deixará de existir. Algumas concessionárias de radiofusão de sons e imagens também poderão realizar transmissões por meio da Banda Ku daqui para frente.
As etapas de regularização serão acompanhadas pelo Grupo de Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa 3.625 a 3.700 MHz, que foi criado pelo edital do leilão do 5G.
Além disso, a Banda Ku é sinônimo de menores custos, uma vez que suas antenas são bem mais simples quando comparadas às de outras frequências.
Devido à essa grande procura, espera-se que novos canais de TV surjam em breve no país.
Fonte: olhardigital.com.br