Descubra como funciona um Satélite para TV
Prática e com excelente custo-benefício, as antenas parabólicas para TV vem ganhando cada dia mais lares brasileiros. Veja como o satélite para TV funciona!
Com os avanços da tecnologia, o uso da antena parabólica de TV para garantir o entretenimento e a informação em casa ou em um espaço comercial, continuam ganhando espaço por atrelar um ótimo custo-benefício com a praticidade de instalação.
Caso esteja pensando se o investimento em uma antena parabólica é o ideal para você, veja a seguir mais detalhes sobre como acontece o funcionamento de um satélite para TV!
Entenda o que são os satélites
Podemos contextualizar os satélites como corpos celestes que são utilizados atualmente de forma a facilitar o trabalho e a vida das pessoas de diversas maneiras.
Seja na comunicação como no sinal de TV aberta, rádio ou internet, na navegação como nos serviços de GPS e geolocalização comercial avançada, na ciência como na observação terrestre e na exploração espacial, no desenvolvimento tecnológico e em muitos outros ramos de estudo.
A televisão assistida via sinal por satélite funciona de uma forma muito similar ao sinal de internet que é utilizado no celular, por exemplo. Os satélites de televisão estão localizados na órbita da Terra a cerca de 35 mil quilômetros de distância. Ao ser posicionado no céu, o satélite de TV se mantém em movimento contínuo, dando voltas no planeta uma vez a cada 24 horas.
Saiba as vantagens do sinal via satélite
Dentre as principais vantagens do uso da TV com transmissão de sinal via satélite podemos destacar:
- Fácil instalação;
- Bom custo-benefício;
- Qualidade de som e imagem;
- Não depende de cabos;
- Maior alcance de sinal;
- Sinal tanto para canais digitais e em HD;
- Possui cobertura em todo território, até em zonas rurais.
Veja como funciona o processo
Como citamos anteriormente, o satélite de TV acompanha o movimento do planeta que também rotaciona neste mesmo período de tempo (24 horas) entre si próprio. O satélite consegue manter a captura do sinal aberto e direcionar a informação para uma antena receptora no ponto de instalação, alcançando uma distância superior quando comparadas às TVs a cabo, por exemplo, já que sua instalação e funcionamento não está condicionado a um cabeamento, que pode não estar presente em regiões mais remotas como as áreas rurais.
Veja a seguir mais detalhes do processo de funcionamento da TV via satélite!
Transmissão do Sinal
A transmissão do sinal via satélite tem início a partir do momento em que o transmissor (no caso a rede de televisão aberta) envia o seu sinal que é modulado em uma determinada frequência previamente definida para um satélite de comunicações. Este sinal é enviado de forma encriptada, ou seja, códigos de segurança que não permitem que o sinal seja captado de forma não-autorizada.
Recepção e decodificação do sinal via parabólica
Ao ser encriptado e enviado para possibilidade de captação, o centro de transmissões de comunicação envia o sinal da TV diretamente para um dos satélites disponíveis que capta este sinal por meio de uma parabólica a bordo (não a que é utilizada nas residências, mas sim uma antena que faz parte da estrutura do satélite lá na órbita da Terra).
Ao receber este sinal, o satélite o amplifica e usa uma segunda antena parabólica para enviá-lo de volta à Terra já decodificado, onde os espectadores podem captá-lo com o seu equipamento residencial ou comercial através de um receptor.
Sintonização dos Canais
Após ser decodificado, ou seja, ser transformado em um áudio e vídeo passível de ser transmitido por meio dos receptores, os canais podem ser finalmente visualizados nas TVs.
Além desta função “primordial”, os receptores também podem executar outras funções como, por exemplo, ter acesso e comunicar a agenda da programação do provedor (canal) a compartilhar como um guia de programação, permitir a gravação de algum programa, entre outras funções.
Conheça os equipamentos da VIVENSIS
A Vivensis possui 27 anos de experiência no mercado, levando para milhares de lares brasileiros entretenimento, automação e proteção de forma simples e acessível.
Navegando em nosso site você poderá conhecer os nossos receptores que são referência de mercado, trazem muita vantagem para o consumidor e para a equipe técnica responsável pela instalação.
O receptor da nova parabólica digital VIVENSIS TV SAT possui imagem em alta definição com mais de 60 canais e 100% livre de mensalidade. Navegue pelo site e confira mais detalhes!